Nesta terça-feira, 23 de julho, a assessoria da banda Titãs informou que Branco Mello passará por uma nova cirurgia para a retirada de um tumor na amígdala. De acordo com o comunicado, o problema de saúde foi detectado através de um exame de rotina.
Essa será a terceira cirurgia de Branco Mello: em novembro de 2022 ele retirou um tumor na hipofaringe (entrada do esôfago) e em outubro de 2023, removeu um tumor inicial na borda da língua.
O oncologista Pedro De Marchi, líder nacional da especialidade de cabeça e pescoço da Oncoclínicas&Co. explica que o tumor de orofaringe – localizado atrás da boca e que inclui a base da língua, céu da boca, amígdalas e paredes laterais – é um dos tumores mais incidentes entre os jovens brasileiros de até 40 anos de idade, e pode estar relacionado ao tabagismo e ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, tais como os tumores malignos por infecção crônica pelo HPV.
“Quando relacionado exclusivamente ao HPV, esses tumores respondem melhor ao tratamento de quimio e radioterapia, sendo classificados de forma diferente daqueles provenientes do tabagismo e do abuso de álcool”, diz o médico.
Segundo ele, no Brasil, 30% desses tumores de orofaringe, amígdala e base de língua estão relacionados ao vírus do HPV, e o restante ao uso do cigarro e álcool. “Porém, apesar de ainda não ser a maioria, a incidência dos tumores causados pelo vírus vêm aumentando”, completa.
Com a percepção dos principais sintomas, como dor para engolir, engasgos frequentes e o surgimento de nódulos de crescimento progressivo no pescoço, o diagnóstico é feito por meio de biópsia, retirando um pedaço do tumor para identificação. Na sequência, com base no resultado, o próximo passo é entender o grau da doença, o quanto ela está espalhada e, assim, suceder com o melhor tratamento a ser adotado.