Presente na música folclórica de muitos países, a sanfona é um instrumento musical que se tornou popular no início do século XIX na Áustria e na Alemanha. Imigrantes alemães e italianos trouxeram o instrumento para o Brasil a finais do século XIX e, até hoje, é um instrumento na cultura popular do país.
É com esse intuito que vem aí em Nova Soure, Bahia, o oitavo Encontro de Sanfoneiros. Organizado e idealizado por Messias, no Point da Ressaca, ele diz que a ideia surgiu “para valorizar as nossas raízes e preservá-la para as próximas gerações”.
O nome do acordeão, palavra originada do termo alemão akkord (referindo-se a um acorde musical), apareceu pela primeira vez em 1829 em Viena, na Áustria.
No Brasil, é impossível, ao falar da safona e não falar dele: Luís Gonzaga, o rei do baião. O músico nordestino foi um dos principais difusores da música de sanfona. Com sua sanfona de oito baixos, Gonzaga encantou o público que se concentrou nas festas populares nordestinas. A sanfona é um instrumento essencial do forró, um estilo de música originário do Nordeste.
O 8º Encontro cultural de sanfoneiro, 2018, dia 22/12, com além de várias atrações como banda de Pífano ,samba de roda, grupo de violeiros e será acrescida ao evento algo de cunho social. Sim, todos estão convidado a levar um quilo de alimento em prol das pessoas mais carentes e que precisam ter um Natal melhor e mais alegre.
É dia 22 de dezembro, no Point da Ressaca do Messias. A partir de 11:Hs da manhã, e vento começará com aquele gostoso samba de roda e em seguida entrará em cena a banda de pífano.
Além de muita leitura de cordel e a presença de Carlos Silva, mestre de cultura popular e cordelista.
Grupo de violeiro também estará presente na festa.
Você pode adquiri uma camisa, com Messias, e contribuir com mais esse grande evento cultural.
Leozinho do Acordeon, o paiaiaense Zé de Matinhos também estarão presentes nesse evento de cunho cultura/social.
Messias fará uma grande homenagem ao safoneiro a um grande ícone da Safona, Cesário. A homegem se estenderá ao vaqueiro do sertão, Josa.
O evento Encontro dos Sanfoneiros, fará com que você faça uma viagem por diversos ritmos da música brasileira como, Xaxado, Baião, quadrilhas juninas e outros ritmos.
Como diz Assis Ângelo, historiador e pesquisador da cultura popular brasileira, “é de extrema importância não deixar o forró, forró de verdade, morrer”.
É claro que o maior homenageado é o mestre Luís Gonzaga, criador do Baião.
A safona que chegou aqui na época do ingleses, estará “falando” alto e bonito em Nova Soure, Bahia.
Venha participar e prestigiar mais esse grande evento.
8º Encontro cultural de Sanfoneiros em Nova Soure, Bahia.
Local: Point da Ressaca
Organização: Messias
Imagens: arquivo pessoal de Messias
Texto: Carlos Sílvio