Sertão: Academia de Letras do Vale do Itapicuru (ALVI) é inaugurada!

 A solenidade de posse da Diretoria e dos Membros Fundadores e Membros Honorários da Academia de Letras do Vale do Itapicuru (ALVI), aconteceu hoje (05/11/2022), realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Cipó, Bahia.

Na solenidade de posse, os Membros falaram um pouco da biografia de seus patronos. Houve execução do Hino Nacional e do Hino de Cipó. Houve uma breve explanação sobre o escritor João Guimarães Rosa, por Ronald Freitas (Diretor de Ações Sociais e Culturais da ALVI).

Luiz Eudes (Vice-Presidente da ALVIS), Curador da FLIPaiaiá 2022, primo do Imortal da ABL Antônio Torres, falou da importância da ALVI, em discurso inicial;  Verônica Alves (Presidenta da ALVI), ressaltou a importância da obra se Cecília Meireles e, em seu discurso final, o fato de ser mulher portadora de necessidades especiais, como presidente da ALVI.

Paulo Freire foi citado por várias vezes, assim como toda a relevância de sua obra.

Além dos membros imortais, o evento contou com Geraldo Prado (criador da Biblioteca do Paiaiá), que foi homenageado, falou do início de sua trajetória, suas referências e o quanto a Academia pode contribuir para a preservação do meio-ambiente, na região.

O Prefeito da cidade de Cipó, Marquinhos, presente na solenidade,  autorizou a elaboração de um projeto para a construção de uma sede própria, para a ALVI.

Antônio Mário, membro da academia, não pode comparecer à cerimônia de posse em função de problemas particulares.

O Imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), Antônio Torres, também foi citado na cerimônia.

O escritor José Erenilson, natural de Nova Soure e residente em Olindina, BA, autor de clássicos como Natubadas, falou da importância de grandes autores, como José Lins do Rego e suas obras que o influenciou a entrar no maravilhoso mundo da literatura. Ele, também, citou o escritor Darlan Zurc e seu importante trabalho para à Academia.

O poeta e cantador, Diretor de Cultura de Cipó, também estava presente na solenidade.

Darlan Zurc, autor de A Fúria de Papéis Espalhados, foi o responsável pela criação do Brasão e todo projeto gráfico da ALVI, assistiu a cerimônia através do Youtube e falou da importância do evento: “Foi um belíssimo evento a posse dos membros da Academia de Letras do Vale do Itapicuru. E não é nada fácil reunir intelectuais e escritores tão diferentes”, concluiu Zurc.

O Sertão Baiano tem uma academia de letras. Os ganhos, com o tempo, serão indescritíveis.

Viva a literatura! Viva o Vale do Itapicuru!

Viva a Academia de Letras do Vale do Itapicuru (ALVI)!

 

 

 

Link da cerimônia de posse da ALVI:

Carlos Sílvio

Radialista e apresentador do programa Paiaiá na Conectados

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisa

Categorias

Popular Posts

Compartilhe